Contabilidade para Profissionais da Saúde

LaceMedPost2 

Como se não bastasse os desafios do dia a dia, os médicos têm de estar acostumados a lidar com longas jornadas de trabalho, plantões de fim de semana, consultas e atualizações de prontuários. A esses desgastes, juntam-se as preocupações com o controle pessoal e financeiro, pagamento de impostos e muitas outras obrigações empresariais, contábeis e tributárias, sobretudo para quem tem seu próprio consultório.

Não é a toa que, devido ao emaranhado da legislação fiscal brasileira e da enorme carga tributária que recaem sobre um consultório médico, é recomendável que o profissional da saúde tome alguns cuidados, de preferência antes de abrir a empresa. Ele tem que ter em mente que para acompanhar as leis é fundamental investir em pessoas responsáveis para fazer o devido cálculo dos tributos. Não basta um curso rápido, pois a intensidade das mudanças nos decretos, normas e instruções normativas exige o acompanhamento periódico e diário dos impactos legislativos sobre esse serviço.

Na maioria das vezes, os médicos empreendedores não utilizam a Contabilidade de forma estratégica e sim de forma receptiva. “Por isso é importante à contratação de um profissional da Contabilidade para auxiliá-lo, tanto no que diz respeito à economia tributária quanto no controle da contabilidade geral, evitando dores de cabeça com o fisco”.

Fonte: Revista Dedução

 

lace med youtube2

 

 

As vantagens em se contratar um profissional da Contabilidade especializado na área médica são inúmeras, entre elas, destaque para a segurança nas informações fornecidas e o planejamento fiscal adequado. Além disso, por ser um especialista, é comum que o contador já tenha sólido conhecimento das obrigações que necessitam ser realizadas. Novidades agora em 2018 com o Simples Nacional, que é uma alternativa a ser repensada.

 

Pessoa Física x Pessoa Jurídica

Por causa da alta carga tributária, muitos médicos o questionam se é melhor ser autônomo ou pessoa jurídica: Esta é uma comparação muito debatida, pois quando autônomo a carga tributária é bem maior do que como pessoa jurídica. Como autônomo, em média, a carga tributária é de 27,50% conforme tabela progressiva do Imposto de Renda - IR. Agora como empresa, em média, a carga tributária sobre o faturamento é de 6,00% (com 28% de folha de pagamento) no Simples Nacional, e no Lucro Presumido é de 13,33% (somada a alíquota de 2% de ISS)”.

Sabendo da alta e complexa carga tributária para a área médica, temos algumas ponderações, destacando, primeiramente, que cada médico que tem o próprio consultório, tem duas “pessoas”: Pessoa Física e Pessoa Jurídica. “Portanto, todos os médicos que trabalham com convênios e particulares têm de elaborar o Livro Caixa com todas as despesas que o mesmo tem no consultório mensalmente para exercer a atividade profissional. Se o valor da receita for muito superior ao valor do Livro Caixa (despesas) deve-se ter uma Pessoa Jurídica”.

Há possibilidades de reduzir os custos dos médicos e clínicas médicas?

Sim, garantimos que os custos poderão ser deduzidos na elaboração do Livro Caixa, como pessoa física. E na Pessoa Jurídica, como a maioria das empresas da área da saúde são pelo regime de tributação do Lucro Presumido. E agora com as novidades em 2018 do Simples Nacional, pode-se analisar a possibilidade da tributação no Anexo III.

 

No segmento médico, qual regime tributário é mais vantajoso: Simples Nacional, Lucro Presumido, ou Lucro Real?

Para os profissionais da Saúde a tributação deverá ser analisada caso a caso, pois a escolha do regime tributário adequado depende muito da estrutura da empresa. Por isso, é importante contar com um profissional especializado, que ainda auxiliará o médico com as complexidades da legislação brasileira.

 

Solicite uma proposta para Lace Contabilidade. Somos especialistas na área médica e outros profissionais da saúde.

Enquanto você cuida dos seus pacientes, nós cuidamos da sua contabilidade.

Sua contabildade estará em boas mãos. 

 

Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas notícias e artigos.

 

Agradeço a atenção.

Christopher Oliveira

Diretor Contador